
A importância da suplementação de Colina
A Colina faz parte do complexo B, nutriente essencial para a integridade da membrana celular, neurotransmissores e no metabolismo dos lipídios.
Apesar do nosso organismo produzir este nutriente a ingesta esta abaixo da adequada.
Na alimentação encontramos a Colina em alimentos de origem animal como ovos, carne, peixe, camarão, leite de vaca e leite materno, e em alimentos de origem vegetal tais como brócolis, quinoa, couve-flor, couve de Bruxelas, soja e farelo de aveia.
Veganos estão mais propensos a uma ingesta ainda menor e inadequada deste nutriente, resultando em riscos à saúde e ao desenvolvimento de doenças ligadas à falta deste.
Devemos dar uma atenção especial a pacientes que utilizam a dieta parental prolongada e que muitas vezes não suplementada de Colina.
A importância do consumo da Colina nutriente essencial na produção dos fosfolipídios constituinte da membrana celular, precursor da acetilcolina neurotransmissor que ajuda a manter os níveis de hemocisteina no sangue e também age no metabolismo de gorduras e colesterol .
Pela legislação Brasileira a dose recomendada dia são de 550mg para um adulto de Colina que podem ser administradas através dos alimentos e dos suplementos.
A Colina é usada na prevenção e no tratamento de algumas doenças tais como, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, DTN(defeito no tubo neuronal), cérebro vasculares, cognitivas e as relacionadas ao fígado.
Doenças relacionadas ao fígado
Uma das principais funções da colina é melhorar a atividade do fígado no consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
A deficiência da Colina pode aumentar o risco de desenvolver esteatose hepática (gordura no fígado) não alcoólica e do mau funcionamento do metabolismo do colesterol.
Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
A Colina contribui para a manutenção de níveis normais de homocisteína no sangue. Sabe-se que níveis baixos de homocisteína no sangue pode provocar um aumento no aparecimento de doenças como, infarto cardíaco, hipertensão, angina, AVC, aterosclerose tromboses.
Doenças neurodegenerativas
Importante nas funções neurais a Colina é essencial para o funcionamento ideal do cérebro.
Doenças como Alzheimer e Parkinson onde há o declínio cognitivo progressivo e demência, foram associadas a quantidade reduzidas de acetilcolina.
Pensando em melhorar a qualidade de vida de nossos consumidores a Zèle Alimentos lançou o suplemento Detox que fornece uma excelente fonte de Colina.
Saiba mais em https://www.zelesuplementos.com.br/produtos-zele/detox-encapsulado/
By Paty